AlenteJolitoral

Fontes de energia renováveis

As energias renováveis são todas aquelas cuja taxa de utilização é inferior à sua taxa de renovação. Estas fontes energéticas podem ser terrestres, gravitacionais ou solares.

Estas fontes energéticas podem ser terrestres, gravitacionais ou solares. Os resíduos agrícolas, urbanos ou industriais também são considerados fontes de energia renováveis.

Portugal é um país com uma grande dependência energética. Durante os anos 90, Portugal importou cerca de 80% da energia primária consumida, até porque não explora nenhum produto energético de origem fóssil. Nesse sentido, as energias renováveis ganham um papel de maior importância no País, uma vez que representam a totalidade da produção energética nacional. No que diz respeito à energia eléctrica, cerca de 40% do consumo bruto provêm de fontes renováveis.

As fontes de energia renováveis estão directamente ligadas a um conjunto de tecnologias que permitem a sua produção. Em Portugal, no caso das energias hídrica, eólica e da biomassa, já se chegou um estado de maturidade que permite, em determinados casos e condições, que estas fontes sejam comercialmente competitivas.

Portugal foi um país pioneiro no aproveitamento da energia do vento, quer devido à navegação, à moagem ou ao bombeamento de água. No que respeita ao aproveitamento desta energia para a produção de electricidade, o País não apanhou a carruagem da frente, tendo-se deixado atrasar na exploração desta fonte energética.

Apesar de os primeiros parques de produção de electricidade a partir de energia eólica terem surgido relativamente cedo nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira, só depois de 1995 é que surgiram em Portugal parques de dimensões razoáveis, apoiados por sistemas de incentivos, como o Programa Energia, e pelo enquadramento legislativo de 1999. Actualmente existem mais de 30 parques eólicos a funcionar, com cerca de 240 máquinas, o que totaliza uma potência instalada de 120 MW (megawatts).