Litoral Alentejano

Centro de Iniciativas Turísticas do Alentejo Litoral

Desde 1994 que a ADL vem contribuindo para o surgimento e modernização de iniciativas locais de natureza empresarial e institucional, permitindo qualificar o território do Litoral Alentejano. O apoio prestado pela ADL tem-se intensificado com a gestão do Programa Leader + “Alentejo Litoral”. Entre 2000-2006 apoiamos cerca de 200 projectos, distribuídos por 54 empresas e 139 associações e instituições locais, gerando um montante de investimento de cerca de 5 milhões de euros e contribuindo para a criação de cerca de 100 postos de trabalho.Para além do apoio financeiro ao investimento, a ADL tem tido como preocupação a sustentabilidade dos projectos, através do apoio à comercialização, promoção e divulgação do produtos e serviços sob uma imagem territorial de qualidade.

A criação da Marca e a constituição das Rotas são instrumentos de promoção integrada. Ao percorrer estas Rotas irá conhecer iniciativas de base local e ao visitar, ficar, provar ou levar consigo algo do Litoral Alentejano está a contribuir para a sua viabilização e para a manutenção das actividades tradicionais em meio rural. A criação da Marca integra-se num processo abrangente e participativo. Foi concebida uma imagem que transmitisse força e que ao mesmo tempo deixasse “marcas”, tal como o Litoral Alentejano o é marcante, pelas suas cores e paisagens particulares. A Marca foi registada pelo INPI como Marca de Produtos e Serviços. A imagem de marca é uma construção contínua, que se edifica através da implementação de mecanismos de proximidade entre a oferta e a procura. A ADL através do CITAL estabelece a Rede de Promoção e Marketing Territorial para promover a Marca do Litoral Alentejano de modo a distinguir a sua Qualidade Territorial! As Rotas do Litoral Alentejano enquadram-se na imagem de Marca de Qualidade da Sub-região, dinamizadas pela ADL em parceria com os actores locais, no âmbito do Programa LEADER + “Alentejo Litoral”.

As “Rotas do Litoral Alentejano” propõem percursos de descoberta territorial pelas dez unidades de paisagem, que formam o conjunto harmonioso da sub-região do Litoral Alentejano, envolvendo os concelhos: Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém, Sines e Odemira. As Rotas, propostas pelo CITAL, são organizadas por temáticas, através da descoberta da sua história, cultura e natureza e constituem novos desafios para os seus fins-de-semana.